sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Será que meu computador esta com vírus? Descubra os sintomas mais comuns!

Quero apresentar uma série de sintomas que podem ser sinal da presença de vírus em seu computador, que muitas vezes passa despercebido por você e pode causar graves consequências até mesmo roubo de senhas bancárias.
Importante saber que neste artigo não vou considerar as falhas em hardware que podem ocorrer, ou seja algum componente interno (peça) no seu computador que possa estar danificada.


Algumas pesquisas dizem que mais da metade dos computadores do país (Brasil) esta infectado com alguma praga digital mesmo utilizando anti-vírus, porque o anti-vírus não consegue acompanhar a velocidade de novos vírus que surgem.


Bom quero começar pelo principal veículo dessas pragas atualmente, que seriam as redes sociais.
  • Redes sociais
Muitos anuncios e compartilhamentos são chamativos, e fazem você clicar e neste mesmo instante infectam, por isso sempre usam anúncios falsos e coisas incríveis.Quando você perde o controle de sua conta no Orkut, MSN, Twitter, Facebook  o que alguns chamam de "hackear" assim o indivíduo mau intencionado pode publicar eu suas redes sem sua permissão. Normalmente para roubar sua senha foi necessário utilizar um aplicativo espião "KeyLogger" quer irá registrar tocas as teclas que você aperta, sendo assim ele pode inclusive roubar suas senhas bancárias ou qualquer informação confidencial.


  • Envio de emails infectados
Tome cuidado quando um amigo seu perguntar, sobre algum email que você enviou e você não se lembre de te-lo enviado, pois muitos vírus usam uma ferramenta para ler todos os seus contatos de redes socias e emails para enviar uma mensagem para seus amigos e desta forma consegue se propagar de maneira exponencial. Esta é uma evidência muito forte da presença de algo errado em sem computador. Fique atento. As mensagens sempre serão muito chamativas e apelativas para que o leitor não resista.

  • Computador muito lento
Se quando você esta utilizando o computador ele trava sem motivo, exemplo você não abriu  nenhum aplicativo esta apenas navegando na internet ou escrevendo um texto, não é normal o PC travar, vocẽ pode acompanhar o gerenciador de tarefas do windows e observar o uso do cpu se ele permanecer em mais de 90% por um longo período sem você executar nenhum programa é sinal que seu computador pode estar infectado. Em algumas vezes o uso da CPU é tão intenso que acaba reiniciando o PC sozinho.



Infectado
Computador normal

  • Mensagens de Erro
Quando você liga seu computador aparecem diversas mensagens de erro e também enquanto você esta trabalhando ou navegando na internet aparece de forma inesperada diversas mensagens de erro, as vezes dizendo que não tem memória suficiente, espaço em disco ou até mesmo falha em um aplicativo que você nem mesmo conhece.
Existem grandes possibilidades de ser algum vírus, outro fator importante a verificar, é problemas no desligamento ou seja quando você aperta em "Desligar o computador" ele fica pensando e pensando, por fim você acaba desligando no botão ou direto na tomada, por demorar tanto. 


  • Página inicial do navegador mudou e não consegue tirar

Um belo dia você liga o computador tenta navegar na internet e percebe que sua página inicial não é a mesma, então você tenta modifica-la e não consegue, em alguns casos até mesmo sua lista de favoritos fica alterada (spywares fazem isto), fazendo você acessar sites falsos que são replicas dos originais, por isso sempre fique atento na url que você esta acessando que é o endereço, por exemplo se estou acessando o banco itau, a url tem que ser "http://www.itau.com.br/" como pagina inicial se tiver qualquer coisa antes desconfie!
algo do tipo: "http://x2x.itau.com.br" -> não é o site original.



  • Ctrl + Alt + Delete Desabilitados

A sequencia de telas Ctrl + Alt + Delete são muito conhecias nos sistemas windows, pois permite abrir o "gerenciador de tarefas" e você ter varias informações importantes sobre seu pc como uso da memória, cpu, rede, serviços e processos ativos. A tática as vezes utilizada é desabilitar o gerenciador para que você não consiga desativa-lo nem mesmo perceber sua presença.



2 comentários:

  1. Pode ser mais amplo?

    ResponderExcluir
  2. Cara, para me proteger dos vírus to usando este antivírus aqui: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

    Muito bom, pega tudo o que os outros não estavam pegando, além de ser gratuito, rsrsrsrs

    ResponderExcluir